Morar fora eh bom mas eh uma merda. Morar no Brasil eh uma merda mas eh bom.

"Morar fora é bom mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda mas é bom"
...Sobre nossos passos no processo de imigração para o Québec...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vistos em mãos



O nosso processo de imigração começou em 2007 quando decidimos que queríamos viver no Canadá. Por conta de diversos fatores - sociais principalmente. Estava com tudo planejado para viajar para Burnaby na British Columbia, pertinho de Vancouver (para onde imigraríamos) para aprofundar meus estudos na língua inglesa quando minha tia que mora em Londres me sugeriu ir para a Inglaterra para aproveitar todas as facilidades da Europa. No momento, achei bem conveniente e foi assim que começou a nossa jornada no exterior.
Situação na época. Recém formado nas faculdades (administração + composição). Michelle ainda tinha 10 meses de faculdade pela frente (marketing). A ideia era que eu chegasse antes e fosse arrumando tudo para a sua ida.
Ficamos na Inglaterra até meados de 2009. Tentamos dar entrada no processo de imigração do Canadá ainda da Inglaterra sem qualquer sucesso por sermos brasileiros. Voltamos ao Brasil para dar entrada no processo. Chegando a Salvador, dona Michelle começou a pesquisar sobre o Canadá e acabou descobrindo uma tal de província de Québec. E começou a encher minha cabeça com as vantagens de imigrar para o Québec. Michelle sempre odiou a língua inglesa (ótima razão pra ela). Para mim, a ideia de ir para o Québec não traria nenhuma desvantagem, muito pelo contrário, nos daria a oportunidade de aprender uma nova língua (que no primeiro momento não parecia nem um pouco atraente para mim...mas...como Michelle sempre consegue o que quer... até casar comigo ela conseguiu...hehe)...com o tempo comecei a gostar desse idioma que Michelle adora.
Daí, em 2010, começamos os nossos estudos na língua francesa... e conhecemos o CLIC em junho. Lise nos fez enviar os documentos em agosto e fomos chamados para a "temida" entrevista em Outubro. Terror total, pouco estudo e talz... Com o lema "Vamo que vamo" fomos em frente - estudamos bastante e conseguimos o CSQ - correria danada. Na verdade, a impressão é que, ao sermos convocados para a entrevista, o CSQ já está pronto para ser nos dado.
Começamos a separar a documentação para iniciarmos a etapa federal. Por conta dos antecedentes criminais da Inglaterra, só pudemos enviar a demanda de residência permanente em Janeiro de 2011. Dois meses de "atraso".
Na época em que mandamos os documentos, o prazo era de 8 meses para a emissão dos vistos. O que foi aumentando até chegar aos 16, prazo atual. Na verdade nosso processo durou 18 meses e 6 dias. Início no dia 06.01.11. Vistos em mãos dia 12.07.12. Lembrando que na segunda recebi a informação sobre o visto estar pronto para ser coletado por meu amigo que me enviou por sedex – eu tinha solicitado isso.
Desde a chegada do COMBO, começamos a imaginar uma data mais concreta para a nossa partida. Pesquisando os bairros, escolhemos alguns e por indicação de uma amiga decidimos assumir um bail de um apartamento que nem conhecíamos, baseados em depoimentos de amigos nossos e do ótimo gosto de dona Michelle. 
Vamos ver no que é que a gente se meteu...hehe.
.. Brincado....apesar do preço um pouco amedrontador para recém chegados, tudo parecia se encaixar com as nossas datas, as nossas intenções de localização (Cote des Neiges) e tipo de apartamento. Até alguns móveis nós já compramos antes mesmo de vermos pessoalmente - depois de tanta espera qualquer decisão precipitada com certeza já foi bem ponderada...
Nossas passagens, presente de meu cunhado (economia de 7000 reais), foram emitidas para o dia 25.07.12. As milhas nos levariam até Toronto de onde provavelmente pegaríamos um trem direto do aeroporto para uma estação no centro de Montréal. Mas conseguimos mudar o destino final ontem e chegaremos até o aeroporto de Montréal. Muito mais praticidade depois de uma longa viagem (mais 6000 milhas de meu cunhadinho que eu amo muito).
Agora só faltam 2 semanas para a nossa partida. E como viemos nos preparando por tanto tempo parece que não resta muito a ser feito (aqui no Brasil). Essa semana resolvo os últimos detalhes. Gostaria de agradecer a todos que de alguma forma fizeram parte dessa nossa espera – amigos, família, amigos virtuais... Muito obrigado mesmo pela paciência e palavras de conforto sempre.
Dia 25 agora estamos indo embora. UHU!!!! Bala!!! Isso soa tão bem!!!
Acho que é isso por enquanto.
Grande abraço em todos e vamo que vamo.

20 comentários:

  1. Aêêê!!! Parabéns mais um vez! Agora não tem mais como dar errado hein!
    Pouco mais de uma semana pro começo de uma nova e feliz jornada!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos muito felizes...mas nada de felicidade completa...estamos aguardando todo mundo lah...logo logo vc vai aparecer com boas noticias....a galera de fevereiro jah tah se manifestando....logo logo chega....agilize tudo logo ai..uhu!! vamo que vamo...brigadao pela mensagem...abraco!

      Excluir
  2. Parabéns! Tudo de bom nesse novo começo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fevereiro jah se manifestou...vcs sao os proximos...agiliza tudo ai pra chegarmos lah firmes e fortes....tudo de bom...e logo logo estaremos todos lah pra dar risada disso tudo...forte abraco e tudo de bom!! obrigado pela mensagem....

      Excluir
  3. Ahhhh... sem palavras!
    Tô aqui emocionada com cada parágrafo deste post maravilhoso. A medida que foi relatando, fui me encaixando na história. Afinal, esta saga québecoise é mais comum do que imaginamos. Só espero que o final da minha história seja feliz tbm, mas já vou me conformando de não esbarrar com um cunhado tão maravilhoso como esse! rs!
    Tudo de bom pra vocês! E Saudações a quem tem coragem
    Abração
    Nilian
    brazucoise.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Fala, mamae (lembra que vcs me enrolaram...sem querer).....
    brigadao...estamos todos no mesmissimo barco...
    e quero que saiba que estaremos por lah...torcendo por vcs.....e que mi casa tu casa....precisando de qualquer coisa...soh falar....
    tudo de bom...e vamo que vamo... nao vejo a hora de comemorarmos todos juntos por lah....
    abraco no maridao...e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não faço parte deste "grupo" mas sei bem o quanto vocês lutaram para conseguir esta conquista.
    Fico triste que vocÊs estarão longe,nem posso comentar nada com daniel que ele pede para parar e o olho enche de lagrima!!kkkk
    Mas fico feliz por vocês e espero ver varias fotos e videos da demonstração dessa felicidade como aquele de chelinha dançando musicas baiana no trem!!!

    E me aguardem lá!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. estaremos aguardando...tia evelin...que honra..vc por aqui....

    olha...separamos a foto do seu casamento pra colocarmos na nossa sala..jah tah aqui junto dos nossos documentos...viu.... quando ela estiver lah na estante...eu mando uma foto da foto enfeitando a casa.... beijao e vamos sentir muitas saudades tb..... vamo ver se a gente se encontra mais..nessa semana...
    vamo que vamo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Parabéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens!
    Fico imaginando a sensação de ter o visto em mãos!
    Duas semanas passam voando!
    E feliz nova vida iniciando no Canadá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado....sexta feira 13....os seus papeis vao chegar bem por lah.....otimo dia...hehe
      tudo de bom pra vcs tb...vao quando?
      Forte abraco!
      vamo que vamo...

      Excluir
    2. Está tudo comprado e agendado para o dia 30 de agosto. Só falta o principal! hahaha
      Melhor garantir e, se precisar, adiar!

      Excluir
    3. ficamos com essa mesma sensacao um tempao..."e se".... mas vale a pena ir se preparando como se nao existisse maneira de dar errado....e com uma data determinada fica tudo mais facil de se trabalhar.....organizar...

      Excluir
  8. Nunca passei por aqui mas queria deixar os parabéns!
    Bonne chance avec la nouvelle vie!
    Neila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi dona Neila,
      eu jah passei por aih varias vezes.....
      brigadao pela mensagem...
      vamo que vamo

      Excluir
  9. Prabéns!! Depois de tanto tempo de espera, finalmente o VISTO!!
    Gostei muito de como você relatou toda a história e super me identifiquei com a Michelle: também acho inglês uma língua horrorosa, francês é muito mais legal! Hehehe...

    Boa vigem, está pertinho! Que tudo corra bem e espero que vocês continuem atualizando o blog depois de chegarem a Montréal. Para os que continuam aqui na espera é muito importante saber como é o (re)começo da vida no novo país.

    Grande abraço,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, dona lidia...brigadao pela mensagem....tudo vai dar certo...passo a passo no recomeco....
      vamos continuar postando sim.... e jah jah...estaremos todos por lah....tirando fotos juntos....e postando tb...

      forte abraco e tudo de bom...o que precisar de informacao ou do que seja....pode mandar..estamos todos juntos...sonhando o mesmo sonho...
      andrepiano@gmail.com
      vamo que vamo

      Excluir
  10. Parabéns pra vcs!!!
    Ficamos muito feliz com a noticia! É muito bom ver cada colega do CLIC finalizando o processo e iniciando a vida na província tão desejada!

    Boa sorte pra vcs!!!

    Bjs, Hugo e Nicole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu, galera....logo logo vcs tao indo..essa galera prioritaria....e que seja logo... a gente se encontra por lah..vou dar uma passadinha no clic na semana que vem....tomara que encontre vcs.... se nao marcamos algo..forte abraco e brigadao pela lembranca....
      vamo que vamo!!

      Excluir
  11. Vixi, casal, já estou com os olhos marejados...
    Muito boa sorte, que Deus ilumine o caminho de vocês e que a jornada seja plena de felicidade e realizações.
    Grande abraço e bon courage pour la suite!

    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  12. Fala, mamae....obrigado pelas palavras....
    o de vcs jah estah chegando....entao vai se preparando ai...agilizando o que dah..pq depois vira uma correria...
    dezembro e o resto de janeiro deve receber por agora...fevereiro jah vi gente recebendo solicitacao de documentos..entao...tah sendo analisado tb....
    tudo de bom..e vamos no encontrar por lah...boa sorte nesse finalzinho de pocesso...
    vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir....tudo de bom!