Morar fora eh bom mas eh uma merda. Morar no Brasil eh uma merda mas eh bom.

"Morar fora é bom mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda mas é bom"
...Sobre nossos passos no processo de imigração para o Québec...

sábado, 2 de julho de 2011

Passo a passo que sigo na procura de um logement...



Então.... hoje eu escrevi um email tentando empurrar uns amigos para o bairro onde estamos decidindo viver em Montréal. E gostei da explicação detalhada na busca. Segue cada passo tentando evitar surpresas depois de uma Bail (o contrato de locação) anual e tentando fazer desse nova vida de aluguel um verdadeiro lar para nós sem termos que carregar nossa casinha nas costas. Lá vai...

1- Ao escolher um bairro... me baseei de inicio nos preços e recomendações de professores. Vou basear essa pesquisa no bairro Sud-Ouest (próximo a La-Salle e Verdun - ali por baixo)que é de fato para onde pretendo ir.

2 - Vou no site de busca de logement e acho uma casa com umas fotos bonitas e um preço legal, pensando sempre nos seviços inclusos (aquecimento, água quente e talz).

3 - Coloco o endereço no Google Maps e vejo onde é o local mais precisamente (jah posso ver a distância do metrô, mas não do ônubus).

4 - Vou nos mapas reseau de transporte, aconselho ter no computador, clica aqui pra chegar ao link, baixa o noturno também para saber exatamente os serviços que terá (o primeiro e o quinto). Clica aqui pra saber a frequência do onibus.


5 - Se a área é "bem servida" eu volto ao google maps e dou uma voltinha procurando coisas que são primordiais para mim (subway, pra nao ter que cozinhar na volta pra casa; supermercado, conveniência 24h e talz). Usando o Street View. Exemplo. Pra quem nunca usou o serviço, é só arrastar o bonquinho amarelo à esquerda pra cima do lugar que você quer ir (a sombra dele). O Canadá já é quase todo coberto pelo Street View.

É isso, espero ter ajudado de alguma maneira. Abraço.

4 comentários:

  1. Na verdade, nem Lasalle nem Verdun fazem parte do Sud-Ouest. Sud-Ouest é um arrondissement assim como Lasalle e Verdun. Mas eles são perto um do outro, por isso muita gente confunde. Dá uma olhadinha no site da cidade de Montréal para você identificar os arrondissements: http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=5798,85813661&_dad=portal&_schema=PORTAL

    ResponderExcluir
  2. poxa, tinha certeza que o post tava perfeito dessa vez.... Valeu a esclarecida, Pedrao, eu entendia dessa maneira ateh falar com um monte de gente que se referia aa regiao como ("sud-ouest...ah...por ali, verdun, la salle...blablabla")... Finalmente alguem postou no blog...hahaha...vou colocar o link do site ao lado aqui no blog...bem legal...abracao!

    ResponderExcluir
  3. Legal André! Muito bom o post.

    Lembrando que: Você vê a foto toda bonitinha, chegando la é outra coisa completamente diferente, vivenciamos muitos assim.

    Ah! Legal o Blog, não conhecia, vou acompanhar agora.

    Grande abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, dr. Fábio...desculpa o atraso pra responder...
      Ainda tem essa...na foto tudo lindo e a surpresa na chegada...
      mas vamo que vamo...e o seu blog...? posta lah pra a gente ir acompanhando..
      tudo de bom!

      Excluir

Obrigado por contribuir....tudo de bom!