Morar fora eh bom mas eh uma merda. Morar no Brasil eh uma merda mas eh bom.

"Morar fora é bom mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda mas é bom"
...Sobre nossos passos no processo de imigração para o Québec...

domingo, 10 de julho de 2011

Reflexões...

Então, pessoal, mais um mês aguardando e nada. Muito feliz pelos diversos amigos que estão indo. Muitas pessoas com objetivos bem diferentes. Pessoas que conhecemos há pouco tempo e parecem ser tão próximas. É impressionante como saimos felizes (empolgados e ansiosos) dos encontros com o grupo aqui de Salvador. Muitos irmãos "de sonho" (segundo nossa amiga Lila). Muito legal como nos identificamos mesmo sendo tão diferentes. Queria aproveitar e deixar um abração para Maria e Alexandre, Lila e Ricardo, Monique e Gil, Isolda e Daniel, Márcia e Ricardo, Gabriela e Armando, Vivi e Alexandre, Cláudio e família, Dina e Yuri, Fernanda e Celso, Rubens, Rogério, Thiza e Ivan, Monique e Gil, Nathália e Lucas, Lucianda, a galera que tá começando o processo agora (mil enfermeiros...hauiahuh....bala!); sem contar os que jah foram e são tão presentes nos nossos encontros e nosas rotinas, como Anne e Fábio, Ouigor (estou pirado aqui pois com certeza muita gente ficou de fora....hauaihu...tem nada não...a postagem é para falar de outro assunto).

Queria deixar registrado um pensamento que não me sai da cabeça toda vez que paro para refletir a situação da gente aqui no Brasil. Um ponto de vista que pode servir como uma tranquilidade a mais nesse momento de "espera" no Brasil. Todos à nossa volta já sabem da nossa partida para o Canadá e toda vez quando vem alguém perguntando "quando é que vocês estão indo?" e eu sempre mando uma previsão e ai começa a surgir um montão de conselhos e opiniões quanto ao processo de imigração. Opiniões de pessoas que gostam da gente e justamente por isso ficam indignados com a demora do processo e fazem a gente querer ir logo e pra provar que o projeto Québec é um projeto sério, um projeto de verdade, começamos a justificar e talz. E tudo isso somado a pesquisas constantes na internet fazem a gente querer ir logo (é um trabalho que encontro com a minha cara, é uma casa perfeita, é um evento na cidade....). Tenho pensado a respeito desse momento pré-Canadá e confesso que não sei se o melhor seria estar com o visto nas mãos agora, pois com certeza ainda não estou preparado (o que é "estar preparado"?) para viajar hoje. Entao, acho que uma boa maneira de passar esse tempo antes do Canadá é planejar o máximo todas as eventuais possíveis situações que podem aparecer por lá e como você se comportaria, como reagiria em cada uma delas. Dessa maneira pode se encontrar em uma entrevista de trabalho por exemplo, tem francês suficiente?, está com os termos provaveis do seu ramo de trabalho na ponta da língua?, sabe onde ir para resolver eventuais problemas burocráticos?, já fez a sua lista de coisas para fazer antes de partir?.....entre milhares (são milhares sim) de coisas que podem ser planejadas, estudadas, preparadas daqui do brasil antes de partir. E a maioria das coisas podem sim ser melhor preparadas aqui do Brasil, sem pressão de tempo, grana (indo embora rapidinho, pelo menos 4x mais rápido...). Se você tentar cobrir essas "pendências" verá que existem mil coisas para fazer antes de ir. Vai perceber que esse tempo aqui é mais que necessário, um tempo para se preparar de verdade.
Se hoje você me perguntar se queria estar partindo nessa semana, eu (super maduro) acho que responderia que não. Que ainda não estou preparado (dentro do possível) para partir. Estou falando de verdade, acho até que minha esposa, Chellinha boa-de-briga, que parece ser a única pessoa que me entende em alguns momentos, não me entenderia.

Espero que essa postagem sirva para que a gente enxergue esse momento (processo) de uma outra maneira, sem essa angústia, frustrações, agonia....... e que a gente passe a aproveitar cada momento de mudança tirando o máximo de cada momento. Aproveitando para curtir mais nosso amigos, familiares, e novos amigos, novas cabeças, novas ideias tão ricas e tão inimagináveis no nosso mundinho....era isso que eu queria postar...vou parar por aqui...
abração a todos e vamo que vamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir....tudo de bom!