Morar fora eh bom mas eh uma merda. Morar no Brasil eh uma merda mas eh bom.

"Morar fora é bom mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda mas é bom"
...Sobre nossos passos no processo de imigração para o Québec...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

motivo da demora no processo federal

texto estraído do blog vamos pro canadá

 

domingo, 22 de maio de 2011

Palestra com a Maria João no RJ

Oie,

Ontem fui na palestra organizada pelo grupo Rio-Canada, no qual participo com a famosíssima Maria João. A Maria João trabalhou no consulado canadense por mais de 15 anos e saiu no final de 2009 para montar sua própria empresa de consultoria.

Pro pessoal mais antigo que pesquisa há bastante tempo sobre imigração, ir em palestras acaba as vezes sendo algo que a gente pensa que já viu e ouviu de tudo sobre essa coisa de imigração, processo etc..

A gente sempre lê as mesmas notícias em blogs, sites, experiência de alguns que ainda estão aqui.. outros que já estão lá... então muita coisa a gente sabe como funciona nesse mundo.

Agora, conhecer um pouco mais de como funcionam as coisas lá dentro foi algo bem interessante. 

Saber através da Maria João quais são os procedimentos, foi muito esclarecedor.. E percebi que muitas coisas que eu julgava VERDADE, na verdade são mitos...rs
Exemplos:
  • Eu não sabia que os processos dos refugiados, family class, turismo e vários outros que não lembro o nome, passam SEMPRE na frente do processo de imigração (seja de Quebec ou SW)
  • Eles param de analisar nossos processos para dar total prioridade aos processos acima. E quando tem muito pedido de visto de turismo, eles param de analisar para dar apoio na verificação de pedidos de visto de turista.
  • Atualmente apenas 1 funcionário é responsável por analisar os processos de imigração. (por isso que demora esse tempo todo...)
  • Quando o CIO sai de férias, todos os processos param de ser analisados.
  • Quando alguem pede demissão, eles param de analisar os processos por até 3 meses - devido a dedicação no treinamento da pessoa nova)
  • O tal sistema novo é agora conectado a internet e para preencher as informações de uma pessoa no processo, são necessárias navegar por 6 telas no sistema para inserir informações das pessoas. No sistema antigo, era super simples, eles preenchiam toda as informações da familia inteira utilizando apenas 2 telas do sistema. A vantagem desse sistema novo é que quando seu numero de processo for gerado, esse mesmo numero vai acompanhar você pra sempre no canada. Ele aparecerá no seu PR card tbm. Você terá um único número de identificação para o consulado. No sistema antigo, uma pessoa poderia ter várias números de identificação.
  • Se cair a internet deles, como caiu semana passada... nada mais funciona lá e NADA pode ser analisado o dia inteiro devido a ausência da rede.
  • Quando vc envia seu sedex pro consulado e confere no rastreio que seu pacote chegou. Isso significa que chegou apenas no prédio. Até chegar nas mãos dos agentes de imigração, parece outra viagem.. Isso tudo porque todos os pacotes que chegam agora tem que passar por uma verificação anti-bombas e por várias rotinas de segurança, até chegar dentro do consulado. E isso pode demorar alguns dias.
  • Descobri que os militares podem ter seus processos com um pouco mais de atraso devido uma verificação extra que eles fazem nos antecedentes criminais. E quando chegar no fim do processo, eles podem pedir documentos adicionais. Afffff :/
  • Descobri que a Maura é a recepcionista do consulado. Ela apenas pode dar informações padrões... E eu quase todo dia acendia uma vela pra ela pegar minha documentação e agilizar meu processo.... heheheheh
  • Descobri que a etapa federal pode levar 14 meses, devido a mudança do sistema (isso eu já sabia... :-/ )
  • Descobri que é inutil ficar ligando pro consulado pra obter informações. Pois eles não vão dar! E o macete é o seguinte: Quer saber informações do seu processo? NAO LIGUE! A recomendação oficial é que vc redija uma carta em inglês ou francês, para o consulado informando seu problema ou sua dúvida. Coloque nessa carta o máximo de informações possível a seu respeito (se já tiver o número de processo, coloque tbm!) e envie por sedex para o consulado.
  • Ao fazer esse procedimento acima, eles são obrigados a achar o seu File, olhar toda sua documentação, verificar se tem algum problema e então te responder num curto prazo, pois eles tem um sistema interno de correspondências. Todas correspondências desse tipo devem ser respondidas por eles.
  • Descobri que o pedido de exames médicos não é o fim. Normalmente quando eles pedem os exames médicos, eles enviam ao mesmo tempo o pedido de verificação de seus antecedentes criminais.
  • Se vc tiver algum problema.. ou morou fora.. pode ser que essa etapa de verificação de antecedentes demore meses...E pode ser que nessa última etapa eles peçam pra vc enviar de novo seus antecedentes criminais atualizados.
  • Descobri que cada caso é um caso. Nenhum processo tem mais prioridade que o outro, a não ser que o CIO determine isso durante a verificação da documentação.
  • E que todos os processos são analisados em ordem cronologicas (segundo a Maria Joao)

Bem.. é o que eu consigo me lembrar por enquanto.. assim que eu lembrar de mais coisas eu posto aqui...rs
Uma frase interessante que a MJ falou e que todos nós devemos ter sempre em mente é o seguinte: 
O Canada tem pena apenas dos Refugiados, por isso é considerado um país humanista. Nós, estamos indo pra lá como SW (trabalhadores Qualificados) e o Canada não abrirá as portas pra nós. Chegando lá, nós temos que mostrar trabalho, correr atrás, pois nada virá de graça.

Disso eu já sei.. mas é bom relembrar pra gente sempre ter os pés no chão e não chegar lá achando que é o país das maravilhas. Pois não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir....tudo de bom!